Últimas Notícias
Padrão

Entenda por que a raça Dorper ganhou o Brasil

05/11/2017 | Por Tiago Soares

Excelentes reprodutores e fáceis de manejar, os ovinos da raça Dorper ganharam extensas áreas territoriais no Brasil. Hoje estão entre os mais criados do País, com plantel que beira os 150 mil animais registrados, segundo dados da ABC Dorper, a Associação Brasileira de Criadores.

Foi na década de 30, após vários cruzamentos realizados na África do Sul, que se originou a raça Dorper, cujos animais são facilmente reconhecidos pela cabeça preta e o bom comprimento do corpo, coberto por pelo curto e lã. No Brasil, ela foi aceita em 1998, em um projeto do então Secretário do Planejamento do Estado da Paraíba, Dr. Mário Silveira.

A raça se espalhou pelo mundo, motivada pela fácil adaptação. Isso porque são animais rústicos, que suportam desde as condições climáticas mais áridas, passando pelo frio, até muita chuva e, mesmo assim, com a capacidade de manter boa saúde e condição corporal ideal. É o que possibilita, por exemplo, a criação dos ovinos Dorper de norte a sul do Brasil.

Com excelente taxa de reprodução e crescimento, fácil manejo e adaptabilidade, a raça Dorper é sinônimo de lucratividade no setor. Como esse ovino é criado apenas no pasto, traz lucros a baixo investimento por parte do criador. É a dobradinha para ninguém botar defeito: animais que comem pouco e produzem muito!

 

Confira a seguir as principais características dos ovinos Dorper:

Fertilidade alta

As fêmeas ciclam o ano todo e já podem ser inseminadas ou cobertas entre 30 a 50 dias após parirem.

Carne boa

A carne, de qualidade gourmet, é uma das responsáveis pelo sucesso da raça. E os cordeiros têm 35 kg antes do desmame aos 90 dias de vida! O rendimento de mais de 50% da carcaça é mais uma característica positiva da raça.

Adaptabilidade

Os animais podem ser criados em pastagens de braquiárias ou pastagens nativas, sempre produzindo muito e com manejo de baixo custo.

Ótimas qualidades maternas

As ovelhas parem facilmente, garantindo bons cuidados aos filhotes, ainda que sejam partos duplos ou triplos. A taxa de mortalidade é baixíssima.

Sêmen eficiente

O sêmen do reprodutor Dorper é de excelente qualidade e resulta em baixo número de ovelhas falhas.

Couro resistente e macio

Mesmo macia, a pele dos animais da raça Dorper é extremamente resistente e muito utilizada para a confecção de luvas e vestuários de couro confortáveis, além de irem parar nos bancos de automóveis.