Últimas Notícias
Ajuda

6 dicas para garantir a saúde do seu cavalo durante o verão

18/10/2017 | Por

Embora o verão comece oficialmente no dia 21 de dezembro, as altas temperaturas no Brasil são situações constantes e que podem ocorrer inesperadamente em todas as regiões. Diante disso, os animais, geralmente, são os que mais sofrem com o calor.

Nestes tempos, a utilização a cavalgada, esporte ou transporte, pode ser prazeroso para os seres humanos, mas um fardo para os animais, que se desgastam com mais facilidade. Há muitos casos, nesta época, de desidratação, cólicas, diarreias, mal estar, dentre outras situações.

Sendo assim, algumas pequenas dicas podem fazer a diferença e poupar a saúde do equino.

1ª: Alimentação equilibrada

A alimentação deve ser dosada pouco a pouco e várias vezes durante o dia, fornecer água limpa e fresca sempre que possível. Para isso, troque sempre os recipientes, já que normalmente a água esquenta com o calor.

2ª: A necessidade de equilibrar a permanência na baia e no pasto

O ideal é evitar que o animal fique enclausurado em períodos mais quentes do dia e vá para baia somente no escurecer. Intercalando o período dia e noite.

3ª: Estrutura das baias

As baias tem que ter um mínimo de estrutura em relação as dimensões. É neste momento que o animal terá um alívio do sol. Investir em boas instalações, portanto, nunca é demais.

4ª: Ventilação do local

O local tem que ter uma ventilação razoável, sendo que muitos especialista desaconselham o uso de ventiladores, que podem espalhar muita poeira e causar inclusive doenças respiratórias. Então locais abertos, mas que sejam telados pode ser uma boa opção.

5ª: Umidificação de ar

Investir em um sistema de umidificação de ar, o que certamente irá proporcionar um melhor conforto ao animal e qualidade de vida nestes tempos de calor.

6ª: Cuidados com a pele do animal

É aconselhável que estes animais, quanto expostos ao sol, utilizem protetores especiais, principalmente os de pelagem clara, por estarem mais suscetíveis as doenças de pele causadas pelo sol.

Gostou do assunto e quer ficar por dentro de mais informações relacionadas à saúde dos equinos?

 

Fonte: Escola do Cavalo