Últimas Notícias
Controle

Os cuidados e diagnóstico da claudicação em equinos

19/09/2017 | Por Tiago Soares

O proprietário de um cavalo atleta deve estar sempre atento aos movimentos e comportamento do animal, pois esta observação pode revelar alguns problemas, como a claudicação, conhecida popularmente como “manqueira”. Sendo assim, se o equino mancar, demonstrar queda brusca no desempenho, ou se recusar a trotar, é preciso ligar o sinal de alerta.

Por trás disso podem estar lesões, fraturas ou algo pior, seja nos membros posteriores ou anteriores. E quanto mais cedo for detectado algum destes possíveis problemas, mais chances de sucesso no tratamento.

O diagnóstico fará grande diferença e deve ser realizado por um profissional de medicina veterinária experiente da área de ortopedia, munido de todos os instrumentos necessários, como os aparelhos por imagem, para chegar a um melhor prognóstico e tratamento para o animal. Ele deve ser capaz de realizar palpações, exame visual e uma boa anamnese com o proprietário.

Infelizmente, em alguns casos, por falta de conhecimento no diagnóstico ou tratamento, muitos animais acabam sendo forçados a abandonar a carreira esportiva, e, até mesmo sendo sacrificados. Isso, muitas vezes sem que a lesão tenha sido realmente encontrada. O problema pode estar onde menos se espera, ou seja, em ferragem mal colocada. Por isso é sempre válido contar com a orientação de um profissional capacitado.