Últimas Notícias
Ajuda

Sintomas da insuficiência cardíaca em equinos

16/06/2017 | Por Tiago Soares

Algumas das doenças mais graves dos cavalos é, sem dúvida, a insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Ocorre geralmente em animais mais velhos, fazendo com que o coração não bombeie de forma satisfatória a quantidade de sangue necessária à sobrevivência, sobrecarregando ainda o pulmão, dentre outros órgãos.   

 

O diagnóstico da doença, cuja origem pode estar na hereditariedade, ocorre através do eletrocardiograma e ultrassonografia.

Os principais sinais da doença são a respiração ofegante, cansaço, inchaço, baixa circulação e espuma em demasia na boca.

Sendo assim, diante destes primeiros sinais, é preciso ligar o sinal de alerta e contar com a presença de um médico veterinário.

A doença é tratada, geralmente, com medicamentos (talvez para a vida toda), e repouso. Mas também há casos em que o profissional possa recorrer á eutanásia.

 

Profissionais devem estar atualizados sobre o assunto, sendo que o manejo com o animal e com  os equipamentos de diagnóstico são essenciais para relato precoce do caso clinico, sendo assim a busca por capacitação se faz necessária no mercado hoje.