Últimas Notícias
Ganhos

Saiba a ração ideal para cada tipo de cavalo

10/05/2017 | Por Tiago Soares

Os equinos são animais que precisam de uma alimentação adequada devido ao particular tipo de organismo. Um cavalo precisa comer em média 2,5% do seu peso em alimentos, dentre estes alimentos estão o feno, as rações, os suplementos naturais e a água.

O feno é o alimento básico de qualquer dieta e apesar de possuir baixo teor nutritivo é a principal fonte de fibra. Os cavalos precisam ingerir em média 1% do seu peso em feno, por dia, aproximadamente 15 minutos antes das sementes. As rações concentradas devem ser oferecidas, uma vez que, proporciona a energia que o animal necessita para o trabalho físico. As sementes como aveia e a cevada são exemplo de uma boa alimentação concentrada, se não forem oferecidos o animal pode ficar débil ou doente. Mas, as rações precisam ser oferecidas em quantidade e qualidade adequada para cada tipo animal, ou seja, para cada tipo de trabalho que o animal exerce.

Dentre os suplementos naturais encontramos a maça e cenoura, porém, se for oferecido em grande quantidade pode causar cólica. Óleo de fígado de bacalhau e alho fornecem vitaminas e sais essenciais, devem ser dados também ao cavalo mantido em campo.Já a água é essencial para todos os tipos de animais, um cavalo necessita beber entre 2 a 4 litros de água por cada quilograma do seu peso.

Os animais a campo podem sobreviver apenas com a pastagem e algum feno suplementar no período de inverno. Já os animais utilizados em atividades que exigem grande esforço físico, podem precisar de uma alimentação constituída de até 70% de ração concentrada. Os animais que desempenham trabalhos leves precisam de 30% de ração concentrada e 70% de granel. Animais que trabalham em atividades de esforço médio, o ideal é oferecer 50% de ração concentrada. Mas, independentemente do trabalho realizado, a percentagem de granel oferecida na dieta não deve ser inferior a 25% do total da alimentação do animal.   Fonte: Yahoo.