Sabemos que a chegada até o topo não é tarefa fácil, as disputas estão a todo momento exigindo o máximo da performance dos cavalos. Desta forma, é necessário que os nossos atletas estejam em perfeitas condições físicas, nutricionais, com treinamento impecável e com a odontologia equina em dia.
Para atingir a perfeição destas condições é muito importante que os equinos tenham seus dentes bem cuidados. Os cavalos naturalmente apresentam desgaste e reposição contínua dos dentes. Entretanto, ao fornecermos ração e forragem cortada com restrição do pastejo, causamos um desequilíbrio no desgaste natural.
A odontologia equina é uma área da Medicina Veterinária que traz diversos benefícios aos cavalos. Cuidar dos dentes desses animais está diretamente ligado à melhora do desempenho esportivo e influencia toda a fisiologia desses animais. Este serviço deve ser sempre prestado por um Médico veterinário, especialista no assunto.
Reunimos uma série de fatos fascinantes sobre os dentes do seu cavalo. Já que esta é uma das partes mais importantes do corpo, e é essencial que sejam bem cuidados ou poderão causar uma série de complicações médicas.
Sinais de doença dentária em um cavalo incluem salivação excessiva, perda de peso, inclinação ou sacudimento da cabeça, boca com sangramento, mau odor da boca ou do nariz e sensibilidade da bochecha.
Os sinais também podem ser percebidos sobre a sela, já que quando montados, apresentarão sensibilidade aos freios e bridões, torção da cauda, recusa em obedecer a ordens, porte ruim da cabeça, etc.
Uma mudança evolutiva nos dentes dos cavalos foi provavelmente causada pela mudança climática e pelo efeito que isso teve em sua dieta, passando de comer frutas e a pastar na grama.
>> Leia também : Cavalo ideal
Conforto e eficiência
A odontologia equina é uma área relativamente nova como especialidade veterinária. Proprietários, treinadores e veterinários estão cada vez mais valorizando o exame e o tratamento dentário, incluindo-os na sua rotina. As principais razões pelas quais há grande necessidade dessa prática são: Nós modificamos os hábitos e os padrões alimentares dos equinos através da domesticação e do confinamento; nós frequentemente selecionamos animais para reprodução sem considerar problemas relacionados à dentição; e nós exigimos cada vez mais de nossos cavalos de performance, iniciando-os em esportes ainda jovens. O papel do dentista na doma é essencial, pois o conforto promovido pelo tratamento torna o trabalho do treinador e o aprendizado do potro mais fáceis e menos estressantes, melhorando, por consequência, o resultado final. Cólica, queda na performance atlética e perda da condição física podem estar diretamente relacionados à saúde oral do cavalo.