O momento não está favorável para realizações de eventos, mas a raça Mangalarga Marchador sempre reuniu milhares de amantes e apreciadores em suas exposições, copas de marcha, palestras ou provas de esporte.
As bases de seleção do cavalo Mangalarga Marchador priorizam a marcha, denominada de marcha batida ou então marcha picada, que se caracterizam pelo apoio tripedal, ou tríplice apoio, isto é, em determinado momento da marcha, três membros do animal se apoiam no solo, dando característica mais cômoda ao andamento.
O Marchador
Com plantel totalizando 613.370 animais, o Mangalarga Marchador é a maior raça de equinos da América Latina. Somente em território brasileiro existem 589.289 marchadores. Já em solo estrangeiro, esse número chega a 24.081 equinos.
O maior número de animais está no Sudeste do Brasil. Somados, os quatro estados da região (MG, SP, RJ e ES) abrigam 430.269 marchadores. Nessa região, o andamento predominante é a Marcha Batida. Logo depois, vem a região Nordeste, que possui 103.608 exemplares da raça e o andamento de destaque é para a Marcha Picada.
Por estado, o ranking de presença do Marchador ficou da seguinte forma: em 3º lugar: Bahia, com 65.490 animais, 2º lugar: São Paulo, com 94.000 exemplares e em 1º lugar: Minas Gerais, estado que possui 241.520 animais.
>>Leia também: Suplementos para cavalos de competição
Eventos
Com esses números não podemos deixar de abordar os eventos de maior prestígio na Raça Mangalarga Marchador:
1- Exposição Nacional – todo criador sonha em subir o pódio da Gameleira.
2- CBM de Marcha Batida – evento se destaca por ter o maior nível de qualidade dos animais julgados.
3- CBM de Marcha Picada – o Estado baiano tem o prazer de exibir os melhores exemplares de marcha picada da raça
4- Exposição do Potro Futuro – exibe e projeta as potências futuras da raça, valorizando o trabalho de reprodução dos criadores.