Não podemos negar que a churrasqueira é uma das áreas indispensáveis em uma residência, especialmente para quem ama reunir amigos e familiares. Quem quando o final de semana vai chegando sentiu aquela vontade de fazer um churrasquinho com a família?
Em época de isolamento ganhamos, inclusive, uma desculpa para ascender a churrasqueira durante a semana. Churrasco na Quarentena é a alternativa perfeita para os amantes do campo em isolamento social.
Daí você compra a cerveja, prepara a churrasqueira, arranja tira-gosto, descola um pão de alho, mas e a carne? No supermercado as opções parecem infinitas, e no açougue então… se depender do vendedor você acaba levando um boi inteiro para assar!
Nesse momento, o ideal é buscar ajuda de quem realmente entende e pode te guiar na hora de comprar a carne certa para o churrasco.
Kit Churrasco e Par de Copos exclusivos do Meio Rural.
Você já conhece o Kit Churrasco do Meio Rural? Mês passado sorteamos o Kit da fotografia em nosso Instagram. Clique aqui e fique por dentro de nossos sorteios e promoções. Churrasco na Quarentena com o Meio Rural.
Conheça os melhores tipos de carne para apresentar ao seu Kit Churrasco na Quarentena exclusivo do Meio Rural:
- Bisteca
A bisteca, ou chuleta, é um corte retirado do contra filé, já mencionado acima. Por conta da capa de gordura, essa é uma opção de carne que se mantém muito macia e suculenta mesmo depois de assada.
Seus cortes geralmente são transversais ao músculo e osso, separando a carne em bifes. Pode ser preparada na frigideira, chapa, churrasqueira, forno e grelha.
- Cupim
O cupim é a carne encontrada na parte de trás do boi, logo atrás do pescoço e é consistente e fibrosa. Tem um sabor muito característico e costuma ser servida junto de pratos e entradas como risotos e saladas.
A carne é bastante popular para churrascos, e precisa de algum tempo para ser assada até o ponto ideal para consumo. Para os mais metódicos, existe também a possibilidade de enrolar a carne em papel celofane para churrasco, que ajuda a distribuir o calor da churrasqueira de maneira uniforme, garantindo que todo o interior seja bem cozido.
Para curtir no seu churrasco: Lives sertanejas
- Alcatra
A Alcatra, quando comprada inteira, pode ser dividida em três partes: a picanha, a maminha e o miolo da alcatra que, como o próprio nome indica, fica bem no centro dessa carne.
Essa parte em especial é um carna para churrasco macia e tem bem menos gordura que a picanha, sendo uma opção saudável e igualmente saborosa. Pode ser preparada na grelha, mas pede atenção para que não perca o ponto, uma vez que leva só de 15 a 20 minutos para ficar pronta.
- Contra-filé
O contra filé também pode ser encontrado com o nome de lombo desossado ou filé curto, e geralmente é servido bem mal passado. Para os apreciadores da carne sangrando, essa é a pedida ideal, já que fica macio e com o sabor acentuado.
Pode ser servido fatiado ou picado, e fica ótimo com cebola roxa assada, já que pega bem o sabor desse legume.
- Maminha
Essa é talvez a parte do boi com maior concentração de gordura e, justamente por isso, a carne é macia, saborosa e suculenta. Para servir a maminha, você deve cortá-la em fatias sempre contra as fibras da carne.
Você pode escolher entre prepará-la no espeto, fatiando em porções finas, ou na grelha, cuidando para não deixar passar demais do ponto a fim de não alterar o seu sabor.
- Fraldinha
Uma das boas opções de carnes para churrascos, a fraldinha é uma carne de corte pequeno e fibras longas. Possui pouca concentração de gordura, sendo conhecida como uma opção leve e macia. A galera fitness agradece!
É possível prepará-la na brasa, economizando um bom trabalho no manuseio da churrasqueira. Para isso, tempere bem a carne usando manteiga, limão, alho, sal e suco de laranja e enrole-a em papel alumínio. Essa é uma ótima opção para servir na hora do almoço e com pratos de acompanhamento.
- Costela
Com um sabor indescritível, a costela, seja de porco ou de boi, é uma carne que sempre é destaque nos churrascos. Por possuir fibras grossas e compridas, seu tempo de cozimento é mais longo, aceitando desde temperos mais elaborados até o sal grosso puro e simples.
Uma boa opção é também temperá-la com molho barbecue, ou rechear cortes transversais com rodelas de cebola, prendendo-a em garfos próprios para churrasco.
- Picanha
A primeira na lista de todos de todos os amantes do churrasco. A picanha é apetitosa, suculenta e possui um sabor incomparável. Pode ser temperada só com sal grosso ou com outros condimentos, como pimenta do reino e alho em pasta.
Para deixá-la realmente boa é preciso selar antes de começar a assar. Para isso, deixe a carne próxima do fogo (cerca de 20cm) por alguns minutos, girando até que cada lado perca o tom avermelhado. Depois disso é só subi-la novamente, deixando que asse até o ponto desejado. Essa selagem faz com que a carne fique muito mais suculenta e saborosa.
Vale lembrar que medidas preventivas devem ser adotadas para todo objeto que for trazido do lado externo do isolamento. Existem estudos que indicam a persistência do vírus em diversos tipos de superfícies. Além de manter o constante hábito de lavar as mãos com água e sabão, os alimentos devem passar por um processo de higienização. Em uma bacia com água e hipoclorito de sódio (água sanitária) na medida 1 litro para 1 colher de sopa, respectivamente. Nesse recipiente, é possível lavar diretamente os alimentos como vegetais e as carnes, indiretamente, dentro da embalagem, por exemplo. Após deixar de molho, é só lavar bem na água corrente. “Não adianta usar vinagre, que só tempera e não mata o vírus”, alerta Larissa Morales- Assadora profissional e Chef.