O cavalo é muito dócil e extremamente sociável, mas exige alguns cuidados especiais para que obtenha um bom desempenho. O bem-estar animal é baseado em cinco pilares: nutrição e hidratação; ambiência; saúde e status funcional; comportamento e estado mental.
“São fatores interligados que se não forem trabalhados corretamente podem comprometer a saúde e o desempenho do animal, resultando em custos elevados com tratamentos de doenças. O cuidado com o meio ambiente e com os animais é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano. É uma forma do criador proporcionar ao seu cavalo mais saúde, felicidade e longevidade”, explica o gerente de produtos para equinos da Guabi, Sigismundo Fassbender Junior.
Confira os fatores positivos de cada pilar abaixo para o bom desempenho do cavalo:
1.- Nutrição e Hidratação
Oferecer sempre água à vontade e alimentos de qualidade variados, ou seja, o que realmente o cavalo gosta.
2.- Ambiência
Ambiente confortável, arejado, temperatura amena, cama adequada, além da interatividade com outros animais.
>>Leia também: Criadores da raça MM
Outros pilares valiosos para o bom desempenho do cavalo:
3.- Saúde e status funcional
O animal sadio dispõe de um bom condicionamento físico e mental. Para assegurar sua saúde, esteja sempre em dia com os programas de vacinação e vermifugação para evitar possíveis doenças.
4.- Comportamento
Este pilar é capaz de explorar: viver em rebanho, realizar exercícios livres e socializar. Mantenha os animais soltos em piquetes para banhos de sol e socialização.
5.- Estado mental
Prazer em se alimentar e beber água. Estar livre, alegre e disposto nas horas dos exercícios.
Cavalos atletas: Os cavalos atletas, que participam das provas esportivas, necessitam de alimentação diferenciada. A veterinária e supervisora técnica de equinos da Guabi, Natalia Schmidt, sinaliza que para atingir o alto desempenho, é necessário oferecer uma dieta equilibrada com volumoso de qualidade e concentrado de acordo com a exigência nutricional, além de suplemento mineral e água à vontade. Desta forma, é possível realizar bons treinos e alto desempenho nas provas.
O bom resultado nas pistas se inicia desde a fase gestacional com uma nutrição adequada da égua gestante com fornecimento de dietas com potencial na ativação e desativação de genes relacionados com desempenho atlético. Essas dietas trazem o conceito da nutrigenômica que relaciona a nutrição com a expressão gênica.
>>Entre no site do Meio Rural Store
Fonte: LN Comunicação